top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

VOCÊ CONHECE A AÇÃO DO MEL CONTRA FUNGOS E SUPERBACTÉRIAS?



ㅤO mel contém proteínas, diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana. Ele é muito conhecido por suas propriedades medicinais há milhares de anos, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.

ㅤUma estudante da Universidade de Manchester descobriu como certo tipo de mel pode causar a destruição de um fungo muito prejudicial à saúde humana. A estudante Zain Habib Alhindi (29) usou diferentes concentrações de um mel chamado Surgihoney, um mel modificado através da bioengenharia para produzir moléculas quimicamente reativas contendo oxigênio para testar a sua eficácia contra o fungo Fusarium, encontrado no solo e em plantas, que pode causar cegueira e até mesmo morte no ser humano.

ㅤApós seus testes, ela descobriu que até mesmo a menor concentração utilizada do mel teve um efeito significante ao quebrar a parede celular do fungo, demonstrando assim o potencial que o Surgihoney tem para ser utilizado no tratamento de pacientes infectados. O mel se provou altamente eficaz contra superbactérias e no tratamento de feridas infectadas.

ㅤEste trabalho é muito importante, pois demonstrou um meio muito eficiente para curar pacientes infectados por fungos, sendo até mesmo mais eficaz que muitos antifúngicos. O Surgihoney pode ser produzido através do mel orgânico de qualquer fonte floral, assim há um grande fornecimento de matéria-prima para sua produção, desta forma, espera-se que o Surgihoney logo se torne um medicamento global utilizado em larga escala.

ㅤO professor Malcolm Richardson da Universidade de Manchester acrescenta: "O mel vem sendo utilizado desde os tempos antigos para o tratamento de diversas doenças. Apenas um número limitado de pesquisas observou seu efeito em fungos patogênicos. Isto abre uma porta promissora para futuros trabalhos na aplicação de mel contra várias infecções causadas por fungos e permite que os pesquisadores adotem diferentes opções para o tratamento de uma variedade de infecções superficiais". ​​


​Sarah Mendes, Assessora do Departamento de Gestão de Pessoas

Gestão 2016

1.580 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page