top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Indicadores do intestino



Já ouviu falar dos Coliformes? Esse grupo de bactérias é, em sua maioria, encontrado no intestino de mamíferos. Esse grupo de bactérias tem uma importante função, além de ajudarem na digestão e produzirem algumas vitaminas, os coliformes evitam que outras bactérias mais perigosas criem colônias no seu intestino ou que uma outra colônia multiplique-se a ponto de se tornar patogênica.

Porém, uma útil utilização desse grupo é como bioindicador. As bactérias mais usadas como bioindicadores são as Escherichia coli e os Coliformes Fecais, que são Parâmetros essenciais de uma boa análise de água, pois não vivem muito fora do intestino.

A E. coli é uma bactéria pequena, tem forma de bacilo e a maioria de suas estirpes são inofensivas, sua principal forma de contaminação é a oral-fecal. Um ser humano pode liberar trilhões de E. coli em suas fezes.

Portanto uma grande quantidade de E. coli, descoberta em uma análise indica a contaminação da água por egestão recente de mamíferos, o que faz com que a possibilidade de essa água conter bactérias patogênicas mais resistentes ser elevada.

Os coliformes não são os únicos parâmetros de uma análise de água, porém são essenciais, tanto numa análise quanto em seu organismo, e são ótimos lembretes de que nem toda a bactéria é prejudicial ao ser humano e que na verdade é possível extrair inúmeros benefícios delas.


Gustavo Fazion Klincevicius Nascimento, Assessor do Departamento de Comunicação Gestão 2017

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page