top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Por um mundo mais verde



Reunir pessoas é sempre muito bom, um evento com muitas pessoas pode trazer uma infinidade de oportunidades tanto para aqueles que participam quanto para aqueles que o desenvolvem, além de ser algo divertido e que ajuda a quebrar a rotina, porém muitas vezes quem paga é a natureza.

Qualquer lugar onde muitas pessoas se reúnam acaba por gerar uma certa poluição, o ser humano gera detritos e nem sempre esses detritos podem ser reabsorvidos pela natureza. “O meio ambiente sofre toda vez que se junta, no mesmo local, um público superior à capacidade da natureza de absorver os dejetos provocados por essa massificação humana. É assim que se dá a poluição. ” Diz a ex-deputada federal Rebecca Garcia, que durante seu mandato instigou a ideia de que eventos grandiosos, como a Copa do Mundo de 2014, fossem mais “limpos”.

Em um período como o que estamos vivendo, em que cada vez mais temos uma quantidade menor de matas e florestas devido ao desmatamento, é de extrema importância que tenhamos a consciência de que nossa natureza precisa da nossa ajuda. Segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), cerca de 7.989 quilômetros quadrados de florestas foram perdidos na Amazônia entre 2015 e 2016. Se compararmos nossos mapas atuais com os mais antigos é muito nítido como nosso planeta está se tornando cada vez menos verde. Isto deveria ser, no mínimo, preocupante! Mas não é o fim, ainda podemos evitar problemas maiores!

De acordo com o Projeto de Lei 7.421/10 fica estabelecido a obrigatoriedade da neutralização dos gases que causam o efeito estufa, mas como isso é feito? Simples! É realizado uma série de cálculos (algumas empresas e organizações oferecem a automatização destes cálculos) que verificarão a quantidade de gases liberados e resultará em um número de árvores que seriam necessários para neutraliza-los. A partir disso, a empresa responsável pelo evento fica responsável pelo replante deste número de plantas nativas em zonas de preservação ambiental já existentes para que se tenha um evento limpo e verde.

São passos relativamente pequenos, porém que contribuem muito com a recuperação do nosso planeta, ou melhor, do nosso lar.


João Vitor Braga Cremonezi, Assessor do Departamento de Comunicação

Biotec Júnior - Gestão 2017

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page