top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Proteção do Ozônio, Proteção da Vida!



No dia 16 de setembro é comemorado o dia internacional para a preservação da camada de ozônio, e nós da Biotec Júnior daremos razões para você participar dessa comemoração, que pode salvar vidas.

A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, que fica entre 20 km e 35 km da superfície da Terra.

Mas afinal por que toda a preocupação com essa camada, por que devemos preserva lá?

A ação dos seres humanos em seu dia-a-dia tem degradado a camada de ozônio, como o uso de ar condicionado, gás de geladeira e aerossóis que contem Clorofluorcarbono (CFC) e também vários outros gases poluentes produzidos pelos carros e pelas indústrias.

A camada é de extrema importância, pois ela o ozônio, é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. Nos seres humanos, a exposição à radiação UV-B está associada ao risco de dano à visão, envelhecimento precoce, à supressão do sistema imunológico e ao desenvolvimento do câncer de pele. Os animais também sofrem as consequências do aumento da radiação. Os raios ultravioletas prejudicam estágios iniciais do desenvolvimento de peixes, camarões, caranguejos e outras formas de vida aquáticas e reduz a produtividade do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática, provocando desequilíbrios ambientais.

Colocando dessa maneira essa data mostra muita importância, então comece agora a mudar seus hábitos para proteger a camada de ozônio, evitando meios de transportes que são produtores de gases poluentes e evite ao máximo a compra de itens que contenham ou produzam o CFC. Lembrando que da mesma maneira que você deve proteger a água e o meio ambiente a sua volta, deve se fazer o mesmo com a camada de ozônio.Preserve a vida, preserve o ozônio.


Pedro Augusto Pereira Rosatto, Assesor de Comunicação

Gestão 2018


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page