• Biotec Júnior

Biocombustível substituirá o petróleo?



Dia 29 de setembro foi o dia internacional do petróleo, que foi provavelmente a descoberta mais importante do século XIX, dele é feito gasolina automotiva, querosene e diversos tipos de óleos que movimentaram as maquinas responsáveis pela evolução das indústrias. Ele realmente foi o ouro negro de varias gerações.

Porém nem tudo são flores. O petróleo é um combustível fóssil, portanto finito, sua falta pode acabar gerando problemas para as próximas gerações. Ele também é um combustível extremamente poluente devido à liberação de gás carbônico pelos carros e pelas indústrias, os riscos de derramamentos podem causar prejuízo à fauna e flora marinha, alem de que o processo de extração é muito poluente.

Nós, da Biotec Júnior, estamos dispostos a mostrar para você outra opção energética, os biocombustíveis. Ele é feito a partir de material orgânico que contem energia, como cana de açúcar, mamona, soja, mandioca, milho, beterraba, entre outros, usados em motores para fazer a combustão. Alguns exemplos de biocombustíveis são o Biogás, Biodiesel e o Etanol.

Uma das vantagens deste combustível é que ele polui muito menos do que os derivados do petróleo, pois sua combustão libera menos gás carbônico. Outro fato é que como ele depende das plantações, elas absorvem os gases que já estão na atmosfera ajudando na luta contra o efeito estufa. Outro ponto para os biocombustíveis são o fato de eles serem combustíveis renováveis, portanto o enquanto houver a viabilidade de fazer plantações poderá haver a produção do combustível.

Mas como ninguém é perfeito, os biocombustíveis também têm suas desvantagens. O processo de produção ainda usa de poluentes que liberam gases influenciadores no efeito estufa, também precisa de culturas intensivas para o plantio o que pode gerar desmatamento e consumo excessivo de água.

Lembrando que esse texto não é para definir um melhor combustível, mas sim mostrar vantagens e desvantagens de cada um e trazer opções diferentes que talvez, em um futuro próximo, sejam usadas em larga escala para ajudar e preservar este mundo em que vivemos.


Pedro Augusto Pereira Rosatto, Assessor de Comunicação

Gestão 2018

#combustível #ensino #petróleo #biotecnologia

24 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

 

© Copyright - Todos os direitos reservados

Comunicação 2019 - 2020