• Biotec Júnior

Por que a análise de extrato de polpa é tão importante?



A busca por uma alimentação mais saudável alavancou significativamente a procura por frutas e seus derivados, como a polpa, devido a seus conteúdos nutritivos de vitaminas e sais minerais. Mas uma dificuldade encontrada nesse campo é a de conservação dos frutos, uma vez que perecem facilmente, seja pela deterioração dos mesmos pelo tempo ou por choques mecânicos durante o transporte. Visando esses problemas, é de suma importância a preservação da estrutura física, físico-química e sensorial das frutas, principalmente quando se leva em consideração a atual ampliação do mercado consumidor.

No caso do extrato de polpa, para garantir que seu produto satisfaça o consumidor, é necessária a realização de análises periódicas, principalmente porque a deterioração dos frutos causa alterações nas características sensoriais, como aparência, sabor e textura, essenciais para a satisfação do consumidor. Porém, a qualidade do extrato de polpa está também relacionado a preservação dos nutrientes e características microbiológicas, que devem ser próximas da fruta in natura. Além das análises servirem para padronizar o produto fornecido ao mercado, ela é essencial para a minimização de custos e maximazação de rendimentos, uma vez que através do seus resultados pode ser viável uma consultoria para resolver os problemas encontrados, otimizando o processo de produção.

Mas o que diz que meu produto está bom para ser comercializado? O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Instrução Normativa n° 1 de 07 de janeiro de 2000, regulamentou os padrões de identidade de qualidade para polpas de frutas com parâmetros como acidez, sólidos solúveis totais, pH e teor de vitamina C, além de parâmetros microbiológicos para o controle de leveduras e bolores existentes no fruto, que em excesso podem ser nocivos a saúde. Além dessa legislação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na resolução RDC n° 12, de 02 de janeiro de 2001, também estabeleceu parâmetros microbiológicos para alimentos.

E onde encontro uma análise de extrato de polpa de fruta que forneça todos os parâmetros pedidos pelo MAPA? A Biotec Júnior, empresa júnior de Engenharia Biotecnológica da FCL UNESP Assis realiza a análise, presencialmente e à distância, com preços abaixo do mercado visando auxiliar pequenos e médios empresários.


Júlia França, Assessora do departamento de Relações Comerciais

Gestão 2018

#curiosidades #saúde #polpa #extratodepolpa #análise

75 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

 

© Copyright - Todos os direitos reservados

Comunicação 2019 - 2020