top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

A importância do controle de lote farmacêutico



O comércio e uso de medicamentos falsificados apresenta uma grande ameaça à saúde mundial. Esse risco é dado devido ao consumo de substâncias alteradas que podem ter reações negativas no corpo ou simplesmente por não tratar a doença a qual o medicamento foi indicado. Vale lembrar que, segundo a ANVISA, esses medicamentos não são apenas encontrados em locais informais como também já foram encontrados em farmácias.

Nesse sentido, é fundamental que a população fique atenta e saiba identificar um medicamento falso. Para isso algumas alternativas são válidas, como: checar se constam a data de fabricação e de validade; número de registro no Ministério da Saúde e identificação do fabricante; comparar se o número de lote impresso na embalagem é o mesmo que está no frasco ou na cartela; ver se tem a “raspadinha”, que é um espaço nas laterais coberto com uma tinta metálica que quando é raspada com um objeto metálico, mostra a logomarca do fabricante ou a palavra “qualidade”.

Assim, também é de interesse das farmácias mostrar que seus produtos estão dentro dos parâmetros de qualidade e seguros para o consumo a fim de conquistar a preferência do consumidor em sua instituição. Para isso, o controle de lote farmacêutico é uma ferramenta que dá credibilidade à empresa, o que consiste em um conjunto de operações com o objetivo de verificar e assegurar que os produtos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos através de alguma análise e mediação.

Nesse contexto, a Biotec Júnior realiza o controle de lote farmacêutico a partir da análise de uniformidade com o objetivo de confirmar a quantidade de componente ativo das doses unitárias nos lotes averiguando sua uniformidade e apontando eventuais necessidades de correção conforme a quantidade declarada. A partir disso os resultados que confirmam a uniformidade são emitidos a partir de um laudo, conforme exigências da ANVISA. Os parâmetros utilizados são: peso médio; desvio padrão e uniformidade do conteúdo.

Por fim, o controle de lote é uma atividade de total responsabilidade da empresa que deve ser realizada de forma rigorosa a fim de transmitir segurança à população em relação a qualidade dos produtos e assim disponibilizar o bem-estar do grupo consumidor.


Laura Langer


640 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page