• Biotec Júnior

A ciência, a tecnologia e a biotecnologia.


No ultimo dia 16, comemoramos o dia da Ciência e Tecnologia, neste dia é sempre bom lembrar de todas as pessoas que contribuíram para o mundo evoluir através da pesquisa cientifica, isto é, tudo aquilo que o homem já descobriu e inventou para o avanço do mundo.

Pensando nisso e na área da saúde, pode-se citar o caráter inovador da engenharia genética que se espalhou em várias direções. Na área da medicina humana, por exemplo, a revelação da anatomia genética e a possibilidade de reescrever as instruções do genoma humano lançou novas perspectivas de diagnóstico e de terapêutica não apenas em relação às doenças genéticas, através da localização de genes defeituosos, mas até mesmo no que diz respeito a doenças não herdadas de maneira direta, como o câncer, cardiopatias, diabetes, entre outras.

Na área da biotecnologia agrária, é importante citar a Embrapa, que é o organismo nacional responsável pelo desenvolvimento das biotecnologias na área agronômica. Ela tem se diferenciado por grandes feitos tecnológicos na seleção e melhoria de variedades de soja, cana-de-açúcar, milho, café, cítricos, entre outros, e também no desenvolvimento de técnicas agrícolas, melhorias de solo, etc. Os cientistas e técnicos da Embrapa dominam as biotecnologias mais sofisticadas e modernas nas áreas de pecuária, como as de inseminação artificial in vitro, congelamento e implantação de embriões, clonagem de embriões, etc. Na área vegetal, os cientistas dominam as técnicas mais avançadas da biologia aplicadas a clonagem molecular, transgênese, seleções de marcadores, virologia e parasitologia, etc. Com isso pode-se ver que a modernização e o progresso tecnológico tem desempenhado grande papel nas atividades agrícolas e pecuárias, como os produtos agrícolas e carne que representam itens fundamentais de nossas exportações; os esforços nos estudos de novas tecnologias baseadas em progressos científicos se concentraram essencialmente em benefício dessas atividades, favorecendo a produção para exportação.

Por fim, no texto foi citado apenas alguns fatos importantes que envolveram a tecnologia, a ciência e a biotecnologia, mas pode ser encontrado muito mais estudos, pesquisas nestas áreas e quanto mais se procura sobre esses assuntos é possível perceber que a ciência, a biotecnologia e a tecnologia são coisas fundamentais para o avanço da sociedade.


5 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

 

© Copyright - Todos os direitos reservados

Comunicação 2019 - 2020