top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

A revolução feminina na ciência:

Infelizmente quando o assunto é ciência muitas vezes os exemplos de grandes cientistas abrangem somente homens, como Einstein, Stephen Hawking, Thomas Edison entre outros, deixando de lado mulheres que se dedicaram tanto quanto eles a ciência. Então com o objetivo de mostrar que ciência não tem gênero decidimos mostrar grandes cientistas que foram de suma importância para o que conhecemos hoje.


Katherine Johnson:


Katherine Coleman Goble Johnson foi uma importante matemática, física e cientista aeroespacial negra norte-americana. Ela trabalhava na NASA e seus cálculos foram muito importantes para o sucesso da missão Apolo 11 e para a primeira viagem ao espaço, “O senhor me diz quando e onde quer que eu aterrisse [a nave], e eu lhe direi onde, quando e como lançá-la” foi uma de suas notáveis frases. Ela faleceu em 2020 e foi retratada no filme de 2016 " Estrelas além do tempo ".



Marie Curie:


Marie Sklodowska Curie foi uma cientista e física polonesa que ganhou 2 Prêmios Nobel, um de física junto ao seu marido Pierre Curie em 1903 por suas contribuição sobre os fenômenos radioativos, sendo a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel. Mais tarde em em 1911 recebeu um Prêmio Nobel de Química por suas pesquisas sobre o elemento Rádio revolucionando a ciência mais uma vez e se tornando a primeira pessoa a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel. Marie descobriu 2 elementos químicos, o Polônio ( nome de seu país natal) e o Rádio abrindo assim novas possibilidades de pesquisa.


Rosalind Franklin


Rosalind Franklin foi uma das cientistas responsáveis pela descoberta da forma da molécula do DNA, devido aos seus conhecimentos sobre cristalografia de raio-x, uma importante técnica na determinação de estruturas moleculares. Graças a contribuição de Rosalind a estrutura tridimensional do DNA foi descoberta no ano de 1953, porém mesmo tendo um papel essencial nessa descoberta, a cientista foi totalmente ignorada por seus colegas de trabalho Wilkins e Crick que anunciaram a descoberta sem dar os devidos créditos a Rosalind, que morreu sem receber reconhecimento por seu importante papel no desvendamento da molécula de DNA.


Fontes:






97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page