top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Biocombustíveis - Uma alternativa econômica e sustentável para o petróleo


Dia 29 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Petróleo, o composto orgânico que é a base para os combustíveis mais utilizados no mundo, como a gasolina e o diesel, e também um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Quando queimado o petróleo libera, na atmosfera, dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Além de contribuir com o aquecimento do planeta, sua extração apresenta diversos riscos para o ecossistema, principalmente quando extraído do solo marinho. Por ser um produto extremamente tóxico seu vazamento ou derramamento apresenta consequências devastadoras para o ambiente.

Como uma alternativa aos combustíveis vindos do petróleo surgiram os biocombustíveis, combustíveis de origem biológica não fóssil, como exemplo o etanol. Normalmente são produzidos a partir de plantas como a cana-de-açúcar, a soja e o milho porem existem também biocombustíveis que utilizam algas ou óleos de origem animal como matéria prima.

Os biocombustíveis ao contrario dos combustíveis fósseis são energias renováveis e muitas vezes produzidos a partir de resíduos de indústrias, portanto apresentam um impacto bem menor ao meio ambiente e possuem um custo beneficio maior.

Existem diversas maneiras de se produzir biocombustíveis, muitas delas das quais não conhecemos ainda, por isso precisamos investir em pesquisas na área. Imagine um dia em que todo o lixo orgânico possa virar combustível!

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page