• Biotec Júnior

Biotecnologia de alimentos - Inovações tecnológicas na mesa do jantar


A biotecnologia é fundamental para produção de diversos alimentos de nosso cotidiano. Sintetizando industrialmente diversos compostos com auxílio de microorganismos, fabricando-se alimentos cada vez mais saudáveis, seguros e acessíveis com processos controlados e de alta tecnologia.

Porém, ao contrário do que se pensa, a biotecnologia de alimentos já é utilizada desde a civilização babilônica, na produção de pães, por meio da utilização de leveduras no processo de fermentação, 4.500 a.C. Sendo uma tecnologia milenar, o que difere a tecnologia de hoje com a de milênios atrás, é a sua qualidade. Atualmente utiliza-se microorganismos em diversos processos industriais, no ramo da alimentação, realçando sabores, agregando textura, cor e consistência ou até mesmo acrescentar complexos como vitaminas e proteínas em alimentos.

Milho, arroz, feijão, batata-doce e mandioca, são melhorados nutricionalmente para que haja melhor aproveitamento de cada um desses alimentos, com até mesmo reação antioxidante, que previne envelhecimento e câncer. A Biotecnologia de alimentos se encontra por todos os lados, se firmando na preocupação e melhoria da saúde de toda uma população por meio de transgênicos.

Transgênicos são bem pensados e alterados geneticamente de forma a cobrir problemáticas de agricultura ou problemáticas nutricionais. Sementes mais resistentes são exemplo para problemáticas de agricultura, podendo evitar pragas e aumentando o crescimento das plantas em questão.


"De 2006 até o fim de 2014 foram aprovadas 61 tecnologias modificação genética. Nesse período o país passou a contar com inovações para milho, feijão, combate à dengue e produção de biocombustíveis por meio de microrganismos”, diz Adriana Brondani, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-executiva do CIB, para o website Draft.

Quanto maior a disposição dessas tecnologias para agricultura e indústrias, maior a qualidade dos alimentos dispostos para população e melhor a saúde da mesma e tornando a qualidade de alimentos do Brasil, o melhor do mundo. Você é agricultor e precisa de assistência na área? A Biotec Júnior oferece consultoria na área de biotecnologia, podendo auxiliar com seus problemas. Entre em contato conosco e agende uma reunião. Biotec Júnior Ser grande, sem deixar de ser júnior.

354 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

 

© Copyright - Todos os direitos reservados

Comunicação 2019 - 2020