Biotec Júnior
Coronavírus, conheça mais sobre ele

Os vírus podem ser chamados de hackers biológicos, já que estes conseguem se infiltrar dentro de células completas e funcionais e alterar seu funcionamento para que produzam novas cópias dos vírus, terminando com a completa destruição da célula hospedeira. Devido ao seu mecanismo de reprodução os vírus podem ser responsáveis pela morte de milhares de células e dessa forma levam ao adoecimento e até falecimento da pessoa contaminada. Os vírus respiratórios na maioria das vezes são transmitidos pelo ar, quando por exemplo, alguém contaminado tosse ou espirra.
O Covid-19 (coronavírus) faz parte de uma família de vírus que causam doenças respiratórias. Os primeiros casos dessa doença tiveram início na China e desde então esse vírus vem se espalhando pelo mundo todo. O coronavírus não afeta todas as pessoas igualmente podendo ter ou não sintomas, sendo eles de leves a graves, alguns deles são:
Tosse.
Febre.
Dor de garganta.
Dificuldade para respirar.
Cansaço.
Os sintomas são a resposta do nosso corpo ao ataque desse vírus, ele primeiro contamina a garganta se fixando em sua mucosa e na do nariz, depois ultrapassa a membrana de nossas células fazendo com que ela produza mais vírus para que possa infectar outras células também, nesse momento nosso corpo começa a demonstrar os primeiros sintomas. Após isso os vírus partem para os brônquios causando inflamação em suas mucosas, porém se o vírus passar para os pulmões a situação pode piorar podendo ocorrer uma pneumonia.
Esse vírus é transmitido por meio de:
Toque ou aperto de mão.
Tosse.
Espirro.
Gotículas de saliva.
Objetos contaminados, como celular por exemplo.
Existem diversas formas de prevenção contra o coronavírus, elas são:
Utilizar máscaras sempre que for sair de casa.
Lavar as mãos frequentemente até a altura dos punhos com sabão.
Evitar aglomerações.
Evitar tocar os olhos, nariz e boca.
Manter uma distância de 2 metros de qualquer pessoa.
Sempre higienizar objetos que você usa com frequência.
Não compartilhar objetos de uso pessoal.
Caso você se sinta doente é indicado evitar contato com outras pessoas permanecendo por 14 dias em casa, caso sinta falta de ar também é indicado procurar um hospital.