top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Dia Mundial do Meio Ambiente





No último dia 5 comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada durante a Conferência de Estocolmo em 1972. Essa data tem como objetivo discutir acerca da ação humana na natureza, chamar a atenção da população para os problemas ambientais e demonstrar a importância da adoção de medidas para a preservação dos recursos naturais. Na busca pela expansão do período para melhores e maiores organizações para discussões, desenvolvimento de ideias, ações e ainda, conscientização, a semana do dia 5 de junho foi denominada a Semana do Meio Ambiente.

Junto à data, surgiu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global em meio ambiente, que é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável, segundo o próprio site da instituição.

No entanto, mesmo com preocupações e estudos sobre cenários que envolvem ideias pessimistas sobre a continuidade da exploração humana ao ambiente, muitos países ignoram e andam em desacordo com as idealizações da ONU. A exemplo temos o aumento de emissão de gases poluentes, o desmatamento e o uso indiscriminado dos recursos naturais.

Contudo, com a forte inserção da consciência ambiental e, com isso, a onda crítica na população sobre o assunto, algumas mudanças estão sendo feitas, como a troca de veículos à combustão por elétricos e ainda, grandes apoios financeiros a empresas que agem com respeito ao meio ambiente. Além disso, o momento inédito de 2020 mediante à pandemia mundial causada pelo Covid-19 aprofunda as discussões a respeito de como usamos os recursos pois, com a paralisação de atividades industriais, pesquisadores observam mudanças significativas no planeta, como a redução das emissões de gases poluentes e da poluição em rios.

Fica claro que o caminho a ser trilhado é longo e exige ações recíprocas mundiais, no entanto, é válido ressaltar que caminhos alternativos já vêm sendo feitos e carregam bons resultados. As expectativas para as próximas gerações são vistas de formas positivas e, se bem feitas, serão capazes de conduzir outros rumos à humanidade e ao planeta. É importante ressaltar que o começo disso pode ser hoje caso cada um faça sua parte.

A Biotec Júnior, visando diminuir os impactos causados ao ambiente, oferece o serviço de Neutrocarbonização, que demonstra a necessidade arbórea local, permitindo uma vivência mais ecológica. Saia na frente e busque a excelência, contate-nos.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page