top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Floresta Amazônica: por que é tão importante?

Embora cubra apenas 7% da superfície terrestre, a floresta Amazônica desempenha funções importantíssimas em todo o mundo, como a garantia de qualidade do solo e dos estoques de água doce, bem como o equilíbrio do clima global. Ela é a maior floresta tropical do mundo, representando um terço das florestas tropicais do planeta, e como tal, possui a maior biodiversidade conhecida.

A Floresta também produz imensa quantidade de água para o restante do Brasil. Os "rios voadores", constituídos por massas de ar carregadas de vapor d'água formado pela evapotranspiração, transportam umidade para todo o país, influenciando também chuvas na Bolívia, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai e no extremo sul do Chile. Sendo assim, a preservação da Amazônia é essencial para o agronegócio – o mesmo que a devasta –, para a produção de alimentos e para a geração de energia no Brasil. O desmatamento prejudica a evapotranspiração e, consequentemente, os percursos desses rios. Além disso, faz com que até 65% da Amazônia corra o risco de se transformar em savana nos próximos 50 anos. Outro tesouro abrigado na Amazônia, a biodiversidade, representa enorme potencial para o desenvolvimento da biotecnologia. Lá encontramos, por exemplo, essências variadas, substâncias para o combate às pragas e para o desenvolvimento de produtos farmacológicos. Assegurar essa biodiversidade é essencial porque ela garante maior sustentabilidade natural para todas as formas de vida, podendo se recuperar melhor de desastres, como as queimadas.

Além disso, a Amazônia possui imensa relevância também às populações indígenas: no Brasil, existem cerca de 460.000 índios divididos, mas somente 12,41% das terras do país estão delimitadas a eles. A Amazônia Legal abriga 69% dessas terras, bem como 55% das populações indígenas, as quais dependem da floresta para poderem garantir seu modo de vida.

Portanto, a importância da Amazônia é extraodinária e de grande abrangência. Sua preservação é essencial!



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page