top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

O que é biotecnologia?


Certamente você já ouviu falar em clones, organismos geneticamente modificados, transgênicos, ou ainda, ressurreição de animais extintos. A maioria dos filmes de ficção científica navegam por estes temas, mas seria apenas ficção ou uma realidade?

A área genética é uma das vertentes da biotecnologia, e está mais próxima do que imaginamos.

Você sabe o que são organismos transgênicos? São seres vivos que recebem adaptações nos seus genes (provindas de outros seres) para melhoramento genético. Assim, uma soja pode se tornar mais resistente a secas ou um milho pode ser mais nutritivo, por exemplo. Na safra de 2016/2017, cerca de 93% das plantações de soja, milho e algodão já correspondiam a transgênicos plantados.

Outro exemplo nessa área é o recente investimento na empresa Colossal, cerca de 78 milhões de reais foram aplicados para o estudo da engenharia genética, com a finalidade de reviver os mamutes lanosos para o reequilíbrio ambiental.

Mas a biotecnologia se resume somente a isso? Não! Foram supracitados somente alguns exemplos da biotecnologia, ela também pode abordar áreas como:

Na área médica, inovações como insulina, terapia genética e vacinas, como as do covid-19 e a que está sendo testada para o HIV com resultados promissores. Além de melhorar a qualidade de vida, é responsável também por aumentar a expectativa de vida.

Uma das atuais preocupações são as poluições e todos os problemas com ela envolvida, para isso a biotecnologia visa em inovações como biocombustíveis, bioplásticos e maneiras para diminuir as emissões de gases.

Outra vertente utilizada a milênios é a fermentação, envolvida na produção de bebidas e pães, ou ainda estudos para reduzir os níveis de gorduras saturadas para uma alimentação mais saudável.

Também pode utilizar os recursos marinhos para melhorias na vida humana como medicamentos, produtos agrícolas ou cosméticos.

Melhorias no meio ambiente, com a finalidade de conservação e recuperação. Um exemplo é a biorremediação, processo de degradação para remover contaminantes de um determinado ambiente.

A biotecnologia é muito extensa e promissora, cada vez mais é necessário estudos na área, podemos descobrir a cura de inúmeras doenças que atingem a humanidade, e ainda alimentar e cuidar do meio em que vivemos. O futuro está mais próximo do que imaginamos.

E nós da Biotec Júnior podemos ajudar você e sua empresa com inúmeros serviços da área, como análise de água, rótulos e planejamento de resíduos sólidos.


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page