• Biotec Júnior

Quem é o engenheiro biotecnológico?


A “mãe” da Engenharia Biotecnológica é a Biotecnologia, que já exista há muitos anos na Europa e América do Norte, mas sua graduação só chegou ao Brasil em 2003, sendo ministrada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Assis. Com o intuito de uma maior especialização dentro da indústria foram introduzidas predominantemente matérias de exatas e o curso passou a ser chamado de Engenharia Biotecnológica.

Nesse sentido, dentro da indústria o profissional desenvolverá equipamentos biotecnológicos, fará montagem de plantas industriais, exercerá o controle de qualidade e desenvolverá novas tecnologias e biomoléculas. Além de estar apto a coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, efetuar vistorias, perícias, avaliações, emitir laudos e pareceres técnicos.

Atuará na área de biomateriais, biomedicina (vacinas, novos métodos de diagnóstico), biomecânica, bioinformática, bioprocessos (fontes alternativas de energia e biocombustíveis-biodiesel), dentro do setor da agroindústria (melhoramento da produção pecuária, desenvolvimento de bioinseticidas e sementes), indústria alimentícia (processos de produção em que atuam bactérias, fungos, enzimas como por exemplos: cerveja, vinho, iogurte, entre outros), no estudo de células tronco e transgenia, na Biologia Molecular, Microbiologia, Fisiologia, Bioquímica e Biofármacos. A profissão foi alavancada nos últimos anos principalmente com os avanços na clonagem de animais e produção de plantas e animais transgênicos, além do mapeamento do genoma humano.

Dessa forma o engenheiro biotecnológico atua em uma área muito abrangente e pode se adaptar a diversas situações. Nós da Biotec Júnior reproduzimos nossa futura formação acadêmica para vocês por um preço mais acessível trazendo serviços de alta qualidade.

56 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

 

© Copyright - Todos os direitos reservados

Comunicação 2019 - 2020