top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Você sabe o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?



O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que mostra a quantidade e os tipos de resíduos gerados em um determinado estabelecimento. Nele estão indicadas as formas ambientalmente corretas de segregação, acondicionamento, transporte, armazenamento e destinação final (reciclagem, tratamento ou disposição). Assim como ações preventivas.

Além de exigido por lei, o PGRS propicia a reciclagem ou o aproveitamento de determinados resíduos, podendo gerar mais lucros para a empresa e ainda, contribuir para o meio ambiente.

O documento pronto precisa ser assinado por um profissional com formação superior ou técnica de alguma área de gestão ambiental e ser registrado em algum Conselho de Classe. Ademais, cada município tem o seu termo de referência de PGRS mas, no geral, eles não variam muito.

A partir dos diagnósticos dos resíduos sólidos gerados pelo cliente há a identificação de algumas alternativas. As medidas devem priorizar a não geração, a diminuição da geração, o reaproveitamento, a reciclagem, o tratamento e a disposição dos resíduos (nesta respectiva ordem), visando não causar efeitos negativos ao meio ambiente e a saúde pública. Desta maneira, são especificadas neste projeto as diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento das atividades do cliente, para a adequada segregação, acondicionamento, coleta, transporte interno, tratamento, armazenamento temporário e destinação final dos resíduos sólidos, de forma a garantir os adequados critérios para sua disposição.

Entre em contato conosco e saiba mais.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Embalagens

bottom of page