top of page
  • Foto do escritorBiotec Júnior

Diversão e ciência geram novos cientistas



Quando pensamos em ciências, biotecnologia e DNA, logo associamos com conteúdo difíceis e complexos, ramos da ciência em constante desenvolvimento e repletos de conhecimento, muitas vezes pode parecer loucura tentar levar estes conceitos para crianças, por exemplo, porém isto é o que uma empresa vem tentando trazer.

Fundada na década de 90, na Espanha, a empresa Fun Science (Ciência Divertida) busca levar para crianças e adolescentes a ciência em forma de jogos e peças teatrais lúdicas e interativas. A empresa visa incentivar o aprendizado de forma divertida, permitindo que as crianças descubram a ciência através de oficinas recreativas.

Esta empresa atua em diversos países, incluindo o Brasil. Recentemente, a empresa levou para crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, a peça “Biotecnologia, a Descoberta do DNA”, onde, através de Método Científico, as crianças são surpreendidas com experimentos e reações químicas. A matéria foi publicada na integra no portal de notícias do Mato Grosso, o RD News.

Silene Chiconini, líder de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da Monsanto e promotora da apresentação disse a revista: “Esse é o primeiro passo para incentivarmos os jovens a colocarem a teoria em prática”. Incentivar nossas crianças a pôr as teorias na prática, buscar conhecimento e desvendar a ciência é essencial para o desenvolvimento da sociedade como um todo, é preciso quebrar a ideia de que a ciência é algo totalmente complexo e difícil, para que menos pessoas tenham medo de tentar entender a ciência por trás das coisas e assim possam surgir novas ideias. Como citado pela revista, o diretor da Ciência Divertida, Júlio Martinez comenta “São assuntos que, a princípio, parecem complicados, mas que fazem os olhos das crianças brilharem. Nossos pequenos espectadores se envolvem com os personagens e saem da apresentação sentindo que eles próprios são cientistas, e que o mundo é um grande laboratório. Essa é uma peça maravilhosa, pois além de explicar conceitos complexos de uma maneira divertida, ainda ajuda a despertar o amor pela ciência nas crianças. Nunca sabemos quantos futuros cientistas vão estar na nossa plateia”.

Ainda assim, a ciência é algo complexo e definitivamente não é fácil, mas se incentivarmos nossas crianças a aguçarem suas criatividades, instigar suas curiosidades e ainda apoiarem para que tenham coragem de pesquisar sobre suas dúvidas, teremos um futuro cada vez mais brilhante com pesquisadores e cientistas cada vez mais geniais.

Mas claro, não apenas crianças, nunca é tarde para se aprender algo novo!

Clique aqui para ler a matéria na integra “DNA e Biotecnologia são apresentados à criança em peça de teatro gratuita em MT” da revista RD News.


João Vitor Braga Cremonezi, Assessor do Departamento de Comunicação

Gestão 2017

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page