• Biotec Júnior

Diversão e ciência geram novos cientistas



Quando pensamos em ciências, biotecnologia e DNA, logo associamos com conteúdo difíceis e complexos, ramos da ciência em constante desenvolvimento e repletos de conhecimento, muitas vezes pode parecer loucura tentar levar estes conceitos para crianças, por exemplo, porém isto é o que uma empresa vem tentando trazer.

Fundada na década de 90, na Espanha, a empresa Fun Science (Ciência Divertida) busca levar para crianças e adolescentes a ciência em forma de jogos e peças teatrais lúdicas e interativas. A empresa visa incentivar o aprendizado de forma divertida, permitindo que as crianças descubram a ciência através de oficinas recreativas.

Esta empresa atua em diversos países, incluindo o Brasil. Recentemente, a empresa levou para crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, a peça “Biotecnologia, a Descoberta do DNA”, onde, através de Método Científico, as crianças são surpreendidas com experimentos e reações químicas. A matéria foi publicada na integra no portal de notícias do Mato Grosso, o RD News.

Silene Chiconini, líder de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da Monsanto e promotora da apresentação disse a revista: “Esse é o primeiro passo para incentivarmos os jovens a colocarem a teoria em prática”. Incentivar nossas crianças a pôr as teorias na prática, buscar conhecimento e desvendar a ciência é essencial para o desenvolvimento da sociedade como um todo, é preciso quebrar a ideia de que a ciência é algo totalmente complexo e difícil, para que menos pessoas tenham medo de tentar entender a ciência por trás das coisas e assim possam surgir novas ideias. Como citado pela revista, o diretor da Ciência Divertida, Júlio Martinez comenta “São assuntos que, a princípio, parecem complicados, mas que fazem os olhos das crianças brilharem. Nossos pequenos espectadores se envolvem com os personagens e saem da apresentação sentindo que eles próprios são cientistas, e que o mundo é um grande laboratório. Essa é uma peça maravilhosa, pois além de explicar conceitos complexos de uma maneira divertida, ainda ajuda a despertar o amor pela ciência nas crianças. Nunca sabemos quantos futuros cientistas vão estar na nossa plateia”.

Ainda assim, a ciência é algo complexo e definitivamente não é fácil, mas se incentivarmos nossas crianças a aguçarem suas criatividades, instigar suas curiosidades e ainda apoiarem para que tenham coragem de pesquisar sobre suas dúvidas, teremos um futuro cada vez mais brilhante com pesquisadores e cientistas cada vez mais geniais.

Mas claro, não apenas crianças, nunca é tarde para se aprender algo novo!

Clique aqui para ler a matéria na integra “DNA e Biotecnologia são apresentados à criança em peça de teatro gratuita em MT” da revista RD News.


João Vitor Braga Cremonezi, Assessor do Departamento de Comunicação

Gestão 2017

#biotecnologia #notícia #mundo #escolas #ensino

37 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

 

© Copyright - Todos os direitos reservados

Comunicação 2019 - 2020