Biotec Júnior
Como surgiram os cosméticos?

Sabemos que os cosméticos estão presentes no nosso cotidiano de várias formas, seja por loções, cremes ou xampus. O que muitos não sabem é que os efeitos estéticos ou medicinais são produzidos por compostos químicos e a matéria-prima como a base galênica.
Mas para alcançar o patamar de indústria bilionária, levou-se décadas de aprimoramento. Os primeiros cosméticos surgiram no Egito antigo, com a invenção de uma espécie de sabão à base de argila e cinzas, além de um pigmento preto chamado Khol para pintar a face. Durante a Idade média, o homem deixou de lado a higiene e só voltou a se preocupar com a própria imagem na Idade moderna, onde buscavam alcançar tons mais loiros por pigmentos feitos de enxofre, porém a falta de higiene persistia e então surgiram os perfumes.
Até desenvolverem os produtos atuais, a linha de higienes foi destacada por um longo tempo, quando as pessoas faziam seus próprios cosméticos. Então, na década de 1970, os produtos ganharam espaço nos salões e notoriedade com o povo.
Hoje são feitos os nanocosméticos já como um setor específico da indústria química juntamente com os produtos de higiene pessoal e perfumaria. A produção de nanocosméticos está mundialmente inserida na indústria de cosméticos convencionais, constituindo, de maneira geral, uma linha de produtos diferenciados.
A Biotec Júnior está presente no controle de qualidade desse importante ramo, garantindo a procedência e segurança ao consumidor.

Felipe Fernandes Canos, Assessor do departamento de Relações Comerciais
Gestão 2018